-
Arquitetos: Studio Arthur Casas
- Área: 200 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Filippo Bamberghi
-
Fabricantes: Arflex, Arthur Casas, Arthur Casas Design, BONALDO, Baxter, Bordallo Pinheiro, Borje Johanson, Carolina Semiatzh, Cassina, DCW EDITIONS, D’Orey, Finn Juhl, Flexform, Florian Schulz, Guther Forg, João Lopes, Julião Sarmiento, Laskasas, Pedro Barateiro, Porro, +7
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma vista panorâmica do Rio Tejo, o apartamento TM fica na cobertura de um edifício recém revitalizado no coração de Lisboa. O layout do projeto reflete os desejos dos clientes - um casal -, por espaços acolhedores para receber amigos, mas que também prezem por privacidade. Sendo assim, o projeto se divide em dois hemisférios a partir do hall social. De um lado, na porção sul, se dá toda a vida social da casa - sala de estar, bar, sala de jantar e cozinha; no outro, porção norte, concentram-se as áreas íntimas.
Ao entrar no apartamento, o painel de azulejos portugueses da sala de jantar já anuncia o protagonismo do azul, cor marcante no projeto - também presente nas poltronas Delfino e na pintura de Carolina Semiatzh. Também central neste ambiente, a mesa de jantar Amorfa, desenhada por Arthur Casas, remete a formas orgânicas da natureza e foge do padrão convencional, com um design dinâmico que aproxima e reúne seus usuários. Por fim, o espelho convexo, do Studio Básico, amplifica e integra visualmente as áreas sociais.
O projeto também traz tons neutros e acabamentos em madeira - presentes no assoalho, marcenaria, mobiliário e decoração - para equilibrar a paleta de cores e harmonizar com a paisagem. Outros destaques da área social são a obra “All the different shades of off-white found in the studio at this time”, de Julião Sarmento, na parede principal do living, a mesa de centro e as cerâmicas vintage, o abajur garimpado no mercado das pulgas em Paris e o centro da mesa de jantar do ceramista português Bordallo Pinheiro.
A área íntima, composta por três suítes, segue a paleta de tons neutros e terrosos e traz generosas janelas, configurando ambientes confortáveis e bem servidos de iluminação e ventilação naturais. Os banheiros revestidos de mármore Carrara Mate articulam-se de maneira harmônica com os quartos.